Carlos Adauto Vieira

Cadeira 30
Patrono Ottokar Doerffel
Presidente da Academia Joinvilense de Letras de 2013 a 2016, o acadêmico Carlos Adauto Vieira é advogado e economista (Faculdade de Direito de Santa Catarina; Faculdade de Ciências Econômicas de SC e da FURJ).
Desde 1957, colabora em jornais: O Estado do Paraná, Gazeta do Povo, Tribuna de Santos, A Notícia, Jornal de Joinville, O Município (Brusque), Sol de Camboriú, Folha Acadêmica, Folha do Litoral, Tribuna de Santa Catarina e Gazeta das Praias, de São Francisco do Sul – escrevendo artigos sobre direito, sociologia, política, economia, literatura e história.
É colunista de A Notícia desde 1958.
Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura por várias vezes. Nesta condição, implementou os projetos de recupe-ração da Estação Ferroviária, da Shokoladenfest, do Festival da Canção de Cervejaria, do Memorial da Empresa Joinvilense; da edição de livros de Adolpho Bernardo Schneider, Elly Herkenhof, e Carl Julius Parucker; da reedição da ‘História de Joinville” de Carlos Ficker”; e de “Às margens do Cachoeira”, de Augusto Sylvio.
Manteve colunas dominicais sob os pseudônimos de Charles D’Olengèr e Heliodoro Luiz.
Publicou quatro livros – “Aos Domingos, crônicas”; “Saborosas Estórias Curtas de Charles D ‘Olengèr”; “Europa sem Programa”; e “Contos e Crônicas”.
Em 2012 a cidade prestou-lhe um grande tributo, com a instalação da Ponte do Charlot, sobre o Rio Cachoeira, pela Prefeitura de Joinville, homenagem secundada pela Câmara de Vereadores e pelo Poder Judiciário de Joinville.